Publicações / Vídeos



A terapia daseinsanalítica e desenvolvimento humano na época atual:

- Daseinsanalyse e Atualidade
- Perspectivas do Desenvolvimento
- A Articulação do Presente, Passado e Futuro no Tempo da Criança
- Considerações Sobre a Terapia Daseinsanalítica e Desenvolvimento
- Questões Para a Daseinsanalyse
- Reflexões Finais: Síntese das Apresentações





Este curso teve origem a partir do I Fórum de Deseinsanalyse, corrido em São Paulo em agosto de 2013, quando pensar a atualidade foi mais do que uma questão contemporânea.

Foi poder compreender o cenário de grande mudança onde a terapia deseinsanalitica está ocorrendo, seu lugar e seu destino. Durante as aulas, o professor João Augusto Pompéia (Guto), desenvolve reflexões a respeito da questão da técnica, compreendida pela perspectiva heideggeriana, e suas repercussões na terapia daseinsanalítica. Assim provocado, Guto nos apresenta o caminho deste pensar.






Daseinsanalyse Clínica

-Daseinsalyse clínica: Arte ou Técnica?
-Drogas, críticas e clínica
-A caminho da linguagem na experiência da daseinsanalyse clínica
-O compromisso fundamental do daseinsanalista
-A fala e a escuta no brincar da daseinsanalyse
-Daseinsanalyse: Atuação clínica em vários contextos







Nesta palestra, João Augusto Pompeia nos convida a pensar sabre um tema muita próximo a nossa experiência cotidiana: a dor. Ele nos abre a pensar que a condição essencial de Dasein, dói! O que é prórpio do sofrimento de Dasein diz respeito à perda das possibilidades; o que se perde são as possibilidades: a experiência do " nunca mais" e do "para sempre".

Nossa experiência de poder ser, nos encurrala diante da culpa inalienável de nossa liberdade. Destaca também o sofrimento como restrição dessa liberdade, o que conduz a diversas formas de "patologias" do existir.






Nesta palestra ocorrida no Colégio Vera Cruz (em 03/10/2018) após uma intensa conversa com o psicólogo Alexandre Trinca e a coordenadora do ensino médio Ana Maria Bergamin, sobre as questões atuais deste momento que passa o adolescente, João Augusto Pompéia (Guto), aborda de forma ampla as motivações que entram em cena, quando a escolha profissional, principalmente dos adolescentes, se torna formalmente uma questão.





Nesta conferência João Augusto Pompéia faz um caminho construindo uma ponte de como a Ontologia chegou a ter uma interferência fundamental na constituição de uma prática terapêutica - a Daseinsanalyse clínica.

Discute temas importantes que hoje norteiam o trabalho do terapeuta, marcando desta forma sua peculiaridade.





A terapia daseinsanalítica e desenvolvimento humano na época atual:

Este material é composto pelas apresentações do Fórum de Daseinsanalyse, ocorrido em agosto de 2013 em São Paulo: