Biografia

MEDARD BOSS (1903-1990)

Medard Boss nasceu no Cantão de St Gallen, em 04 de outubro de 1903. Formou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Zurich “Burgholzli”, onde estudou com os professores Eugene Bleuler e H. W. Maier e continuou seus estudos com Ernest Jones, em Londres, com Karen Horney, Schulz-Henkel e Wilhelm Reich em Berlim. Fez processo de psicanálise com Freud, em Viena, Foi diretor da clínica psiquiátrica “Schloss Knonau” perto de Zurich e, posteriormente, do hospital psiquiátrico da Universidade de Zurich, onde era professor de psicoterapia.

Durante a 2ª Guerra, Boss foi requisitado como médico para integrar uma tropa de montanha do exército suíço. Sem muito o que fazer, como disse na apresentação dos Seminários de Zollikon “para combater o tédio”, começou a estudar Ser e Tempo, livro do filósofo Martin Heidegger. Se deparou, então, com “ideias inauditas fundamentalmente novas sobre o existir humano que poderiam ser fecundas para a psicoterapia”. Em 1947, Boss escreveu a sua primeira carta para Heidegger. Esta foi o início de uma profícua e duradoura proximidade que ajudou o psiquiatra a compreender e assimilar as contribuições fundamentais da fenomenologia heideggeriana no campo da clínica médica e psicológica e a se deparar com novos horizontes de compreensão para a psicopatologia e a psicoterapia. Com a orientação do filósofo, desenvolveu a sua “Daseinsanalyse” e pode ser considerado o fundador da Daseinsanalyse terapêutica.

Criou em 1971, em Zurich, a Internationale Gesellschaft für Daseinsanalyse (IGD) e fundou o Instituto Daseinsanalítico de Psicoterapia e Psicossomática.

No documento de fundação e regulamentação dessas instituições constam os seguintes nomes:

Presidente: Medard Boss
Diretor: Gion Condrau
Secretário: A. Hicklin

Da proximidade intelectual entre o filósofo e o psiquiatra, que crescia em convivência amistosa em viagens de férias com as esposas, Heidegger aceitou durante 10 anos, apresentar os Seminários de Zollikon, promovidos por Boss em sua casa, para psiquiatras e médicos recém- formados. Nestas ocasiões o filósofo expunha e esclarecia os fundamentos de sua hermenêutica ontológica e se dispunha a dialogar sobre questões dos campos da patologia e da saúde.

Boss também foi considerado uma importante referência no estudo da psicossomática e seu livro Introdução à Medicina Psicossomática, publicado em 1959, era adotado em diversas faculdades de medicina.

Foi autor ainda, de numerosos livros e artigos e proferiu conferências e seminários em diversas Universidades como Harvard, Wisconcin, Washington (EUA), Buenos Aires (Argentina), Jakarta (Indonésia), Kyoto (Japão), Rio de Janeiro e São Paulo (Brasil) entre outros.

Em 1965, publicou o livro Um psiquiatra na India a partir de suas experiências, durante a década de 1950, como professor de medicina convidado na Índia e na Indonésia. Faleceu em 21 de dezembro de 1990, em Zollikon.

Posteriormente, em 1991, a IGD sofreu uma reestruturação, tornando-se a Internationale Vereinigung (IVDA) ou International Federation of Daseinsanalyse (IFDA) e reafirmando, entre outros, seus compromissos anteriores com as associações filiadas.

Medard Boss, o Brasil e a ABD

Em setembro de 1971, Boss respondeu à primeira carta do psiquiatra brasileiro naturalizado Solon Spanoudis que manifestava, em alemão, seu grande interesse pela análise existencial e pedia orientações para o aprofundamento e desenvolvimento de seus estudos em Daseinsanalyse. Em sua resposta, o psiquiatra e daseinsanalista suíço recomendou várias leituras e passou a enviar com frequência livros que havia publicado, diversos artigos e escritos para aulas.

Após algumas cartas, se colocou à disposição para um futuro encontro com Solon, no Brasil, uma vez que os seus filhos Urs e Maya moravam no sudeste do pais.

Em 1973, aconteceu o primeiro de outros encontros que se sucederam. Aquela ocasião gerou crescente motivação em Solon para organizar e orientar o primeiro grupo de estudos do pensamento daseinsanalítico no Brasil. Boss ainda convidou Solon a participar com um artigo do livro que estava sendo preparado na Suiça em homenagem aos seus 70 anos. O convite foi atendido com o artigo “Neurose do Tédio” (“Langweiligkeitsneurose”) também publicado na Revista Daseinsanalyse nº 2 (1976). Uma crescente proximidade, marcada de profundo respeito e confiança, foi então iniciada.

Em 1974, Boss apresentou o primeiro seminário organizado por Solon, no qual participaram todos os integrantes do pequeno grupo pioneiro de estudos. Neste seminário que teve lugar na Fazenda da filha Maya, em Avaré, durante 6hs, Boss apresentou em português os aspectos primordiais da compreensão de homem que possibilitava uma abordagem totalmente diferente da usual na medicina, psiquiatria e psicologia. Discorreu também sobre as questões específicas da prática fundada na Analítica do Dasein. A apresentação integral foi gravada, transcrita e editada em 1976, como Encontro com Boss, que veio a ser o Nº 1 da Revista Daseinsanalyse.

Em 22 de janeiro de 1974, a Associação Brasileira de Análise e Terapia Existencial-Daseinsanalyse foi fundada. Em resposta à carta noticiando a formação da ABATED, em maio de 74, Boss reconheceu a Associação como a primeira filial da Associação Internacional de Zurich e aceita o convite para ser o seu Presidente de Honra.

A ABATED apareceu como instituição de referência do autor Medard Boss por ocasião da publicação do artigo “O ‘estar enfermo’ do esquizofrênico entendido a partir da Análise Existencial”, em 1975, na Acta Psiquiátrica y Psicológica de América Latina, de Buenos Aires, volume 21 nº 1.

Em 1976, 1977 e 1978 Boss apresentou outros seminários organizados por Solon. Os dois primeiros aconteceram na cidade do litoral paulista do Guarujá com a participação dos integrantes daquele primeiro grupo de estudos e sempre em clima informal.

O último seminário ocorreu em 27 de abril de 1978, com o apoio do Prof. Joel Martins, coordenador dos cursos de pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), para psicólogos e estudantes universitários. Na ocasião desse seminário para alunos de pós-graduação Sobre os Sonhos, Boss proferiu também a aula magna “Psicologia Profilática na Sociedade Moderna Industrial” para os estudantes de graduação. Nessa oportunidade Boss esteve na sede da ABATED para uma conversa com os integrantes do segundo grupo de estudos orientado por Solon.

Em outubro de 1989, pela última vez, Boss esteve no Brasil, no Rio de Janeiro, para participar, como presidente de honra do VIII Forum Internacional de Psicanálise. Nesta ocasião, quando fez a palestra inaugural do Forum, ele convidou seus “amigos brasileiros” daseinsanalistas da ABATED para lá encontrá-lo.

SUBIR