FORMAÇÃO EM DASEINSANALYSE

Formação em Daseinsanalyse na ABD

Informações Gerais

  • Desde sua fundação, a ABD se propõe como centro de referência de Daseinsanalyse. Isto envolve:
  • - Reflexão e divulgação da Daseinsanalyse e da fenomenologia hermenêutica, destacadamente do pensamento de Martin Heidegger, de Medard Boss e de autores afins.
  • - Interlocução do pensamento heideggeriano com outras perspectivas teóricas nas áreas da psicologia, filosofia, educação e antropologia.
  • - Apresentação e explicitação dos fundamentos da prática psicoterapêutica daseinsanalítica.
  • - Formação de terapeutas daseinsanalistas.
  • - Fomento à formação continuada de terapeutas daseinsanalistas.
  • - Publicação da revista Daseinsanalyse.
  • - Atendimento e supervisão de atendimentos gratuitos coordenados no Projeto Alcance.
  • - Fomento à formação continuada de terapeutas daseinsanalistas.

    Membros Honorários da ABD

  • David Cytrynowicz
    João Augusto Pompeia
    Maria Beatriz Cytrynowicz

  • Membros efetivos da ABD

  • Angélica Gawendo
    Carlos Eduardo Freire
    Danielle Pisani de Freitas
    David Cytrynowicz
    Edgard Armando Pimenta Faya
    Fernanda de Camargo Vianna
    Fernanda Rizzo di Lione
    Ida Elizabeth Cardinalli
    Ivete Hashimoto
    João Augusto Pompeia
    João Rafael Vieira de Moraes
    Marcos Oreste Colpo
    Maria Beatriz Cytrynowicz
    Maria de Fátima de Almeida Prado
    Maria Inês Guida
    Marina Genova
    Miguel Angelo Yalenti Perosa
    Rubens de Oliveira Borges Jr.

  • FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS DASEINSANALISTAS

    • - A formação de daseinsanalistas é considerada como um processo contínuo e individual. Sua duração mínima é de 4 anos e máxima de 7 anos.
    • - Nesse período, deverão ser cumpridas todas as atividades descritas na sequência, salvo solicitação de afastamento temporário ou prorrogação de prazo aprovadas pela diretoria científica.
    • - Para o processo de formação, independentemente de experiências anteriores, os candidatos terão de cumprir as seguintes atividades:

    • I - Seleção de candidatos
      II - Cursos e seminários
      III - Prática
      IV - Orientação
      V - Terapia própria
      VI -Trabalho escrito

    I – Seleção de Candidatos

      I a – Requisitos

      1- O candidato deverá ter concluído os cursos de Psicologia ou Medicina e apresentar diploma devidamente registrado em entidades de classe.
      2- O candidato deverá estar em processo terapêutico pessoal e de supervisão de atendimento clínico em Daseinsanalyse, com membro efetivo da ABD.


      I b – Seleção

      1- O candidato deverá preencher uma ficha de inscrição.
      2- O candidato deverá apresentar carta explicitando o seu interesse pela formação em Daseinsanalyse, acompanhada de curriculum profissional especificando sua atividade prática como psicólogo clínico. Nesta carta deverão constar as seguintes informações:

      - Formação profissional: curso, instituição e ano de conclusão
      - Descrição da atividade como psicólogo
      - Histórico de supervisão clínica: nome do(s) supervisor(es), duração e modo de realização.
      - Histórico de psicoterapia pessoal: nome do(s) terapeuta(s), duração e frequência de realização.
      - Trabalhos publicados e/ou apresentados em colóquios, simpósios, etc.
      - Cursos frequentados na ABD, com a respectiva duração.
      - Outros cursos pertinentes

      3- O candidato deverá passar por 1 (uma) entrevista com 01 (um) membro efetivo da ABD.
      4- Nessa entrevista o candidato deverá escolher um orientador – entre os membros efetivos da ABD indicados – com o qual não tenha vinculação terapêutica, que o acompanhará durante o seu processo de formação, conforme item IV 1 deste boletim;

      Obs:

      Casos que não estiverem em acordo com qualquer dos itens 1a e 1b, acima descritos, deverão ser analisados individualmente.


      II - Cursos e Seminários

    • 1- O candidato deverá frequentar cursos obrigatórios e complementares conforme a grade curricular oferecida pela ABD.
      2- Os cursos obrigatórios são os que apresentam temas fundamentais para a prática daseinsanalítica. O candidato deverá participar de 330 horas, atendendo a um limite máximo de 02(dois) cursos simultâneos.
      3- Os cursos complementares – optativos e semestrais - ampliam as possibilidades de entendimento da Daseinsanalyse em setores mais específicos. O candidato deverá participar de 03(três) cursos complementares ao longo da formação, totalizando um mínimo de 90 horas.
      4- O candidato deverá participar dos Encontros Mensais e Seminários Cínicos.

      Obs:

      1- Os cursos oferecidos em cada semestre serão comunicados com antecedência.
      2- Para a formação em Daseinsanalyse, cursos anteriores poderão ser reconhecidos mediante análise da comissão de formação.

    • II a - Cursos Obrigatórios

      1 - Fundamentos para a compreensão da terapia daseinsanalítica (30 horas em 1 semestre).

      Este curso tem como objetivo introduzir as proposições da fenomenologia hermenêutica de Martin Heidegger como método de investigação e suas implicações fundamentais na prática daseinsanalítica como situação terapêutica.

    • 2 - O pensamento de Heidegger em Ser e tempo (120 horas em 4 semestres).

      Este curso destina-se à leitura do livro Ser e tempo, abordando questões como: homem, mundo, realidade e ser. Como na prática psicoterápica estas questões estão sempre presentes, refletir sobre elas – mantendo o rigor heideggeriano - é o objetivo deste curso.

    • 3 - Daseinsanalyse e a psicopatologia (60 horas em 2 semestres).

      O objetivo deste curso é apresentar as noções de saúde, doença e etiologia, descrevendo patologias, como os denominados transtornos depressivos, compulsivos e esquizofrênicos, a partir do enfoque fenomenológico- existencial - em especial a Daseinsanalyse de Medard Boss.

    • 4 - Daseinsanalyse e a psicoterapia (60 horas em 2 semestres).

      O objetivo deste curso é apresentar a Daseinsanalyse, como processo terapêutico compartilhado e compreensivo, a partir do pensamento fenomenológico-existencial, especialmente de Medard Boss.

      5 - Leitura dos Seminários de Zollikon I e II (60 horas em 2 semestres).

      Parte I: A proposta deste curso é orientar a leitura dos seminários desenvolvidos por Martin Heidegger, com a colaboração de Medard Boss, para alunos médicos e psicoterapeutas, a fim de promover o entendimento das questões fundamentais do pensamento heideggeriano e discutir suas implicações na prática da medicina e da psicoterapia.
      Parte II: A proposta deste curso é orientar a discussão de temas desenvolvidos nos diálogos entre Martin Heidegger e Medard Boss na parte II do livro Seminários de Zollikon e suas implicações na prática da medicina e da psicoterapia

      II b - Cursos Complementares

      1 - Estudos de textos de Heidegger.

      2 - Questões da terapia daseinsanalítica.

      Este curso procura compreender a prática da terapia daseinsanalítica como decorrência de pressupostos gerais da fenomenologia, abordando especialmente o pensamento de Martin Heidegger.

      3 - Daseinsanalyse e Infância.

      Este curso tem como objetivo apresentar a Daseinsanalyse como perspectiva terapêutica com crianças e discutir as principais especificidades desta abordagem.

      4 - Psicofarmacologia básica.

      Este curso discutirá o sentido da medicação no horizonte do homem como Dasein e a eficácia e os efeitos mais diretos ou colaterais dos medicamentos psiquiátricos mais usuais.

      Obs:

      Outros cursos poderão ser oferecidos em caráter optativo.


      II c - Seminários Clínicos

      Visando ao aprofundamento do entendimento da prática daseinsanalítica, à convivência e consequente troca de experiências, entre os participantes durante o período de sua formação, o candidato deverá participar de reuniões para apresentação e discussão de casos e questões relativas ao atendimento clínico. Esses encontros ocorrerão entre o grupo de formandos e os membros da ABD. O candidato deverá fazer uma exposição, de um atendimento realizado por ele, pelo menos 01(uma) vez.

      III - Prática

      III a - Atendimento clínico

      1- O candidato deverá realizar o atendimento clínico no mínimo de 3 (três) pessoas, em período não inferior a 3 (três) anos. Pelo menos um dos casos acompanhados por ele deverá ter a duração contínua mínima de um ano.
      2- Esses atendimentos clínicos, neste período, deverão ser supervisionados por um membro efetivo da ABD.
      3- O candidato poderá realizar esses atendimentos junto ao Projeto Alcance.
      4- No caso dos atendimentos vinculados ao Projeto Alcance, deverá o candidato comprometer-se a realizá-lo até o seu encerramento, independente da conclusão de sua formação na ABD.
      5- A mudança de terapeuta do paciente encaminhado pelo Projeto Alcance, somente será possível com a anuência do supervisor.

      III b - Supervisão

      1- O objetivo da supervisão é exercitar a compreensão e a ampliação do entendimento da experiência do paciente, situado em seu próprio existir, e o acompanhamento das peculiaridades e singularidades da continuidade do processo terapêutico daseinsanalítico.
      2- A supervisão deverá ser realizada por membro efetivo da ABD, ou profissional reconhecido por esta Associação, devendo ocorrer:
      - em grupo, composto por outros candidatos, com duração mínima de 100(cem) sessões. Esta supervisão poderá ocorrer vinculada ao Projeto Alcance.
      - individual, com duração mínima de 100(cem) sessões.

      IV - Orientação

      1- O candidato deverá ser acompanhado, em seu processo de formação como terapeuta daseinsanalista, por um orientador – indicado entre os membros efetivos da ABD – com o qual não tenha vinculação terapêutica. Este deverá orientar o candidato na realização dos itens requisitados para a conclusão da formação e esclarecer dúvidas referentes à Associação e eventuais dificuldades pessoais.
      2- O candidato deverá encaminhar ao seu orientador qualquer questão ou dúvida para os devidos esclarecimentos, no início e no decorrer de seu processo de formação.
      3- O candidato deverá informar ao orientador sobre a sua presença nos seminários clínicos.
      4- O candidato deverá apresentar ao orientador no final do processo de formação, relatório especificando:
      - Atividades práticas e teóricas realizadas;
      - Duração com as datas de início de seu processo de terapia pessoal e supervisão, junto a documentos comprobatórios dos profissionais;
      5- O candidato deverá apresentar comprovante de conclusão dos cursos realizados na ABD, com respectivas cargas horárias.
      6- Para finalizar sua formação na ABD, o candidato deverá apresentar monografia de conclusão, conforme item VI deste boletim;
      7- o candidato deverá ser acompanhado por orientador no desenvolvimento da monografia.

      Obs:

      1 - A orientação de trabalho escrito e a orientação de processo de formação poderão ser realizadas pelo mesmo orientador.
      2 - Os orientadores seguirão critérios comuns para os encaminhamentos necessários, sempre observando a singularidade de cada candidato.

      V - Terapia Própria

      1- A experiência pessoal do processo terapêutico na abordagem daseinsanalítica é considerada parte essencial da formação em Daseinsanalyse. Tal experiência deverá ser realizada com um dos membros efetivos da ABD.
      2- A estimativa da duração da terapia própria em Daseinsanalyse para o desenvolvimento do candidato é de, no mínimo, 200 horas/clínicas.


      VI - Trabalho Escrito

      1- Durante sua formação, o candidato deverá desenvolver uma monografia que reflita o atendimento clínico baseado na própria experiência e nos estudos realizados e/ou que desenvolva uma temática específica de orientação daseinsanalítica.
      2- O desenvolvimento desta monografia deverá ser acompanhado por um orientador de trabalho.
      3- O trabalho escrito deverá ser encaminhado pelo orientador para uma comissão de 03 (três) membros efetivos da ABD que dará o devido parecer. Este parecer será encaminhado para ratificação em Assembleia e, posteriormente, informado ao candidato.

      VII- Sobre os custos

      - Taxa de inscrição: R$ 100.00
      - Os custos referentes à terapia, supervisão não vinculada ao Projeto Alcance e orientação da monografia, deverão ser acordados diretamente com os profissionais escolhidos.
      - Para a confecção do documento de conclusão do processo, haverá um custo a ser definido oportunamente.

      DOCUMENTO DE CONCLUSÃO DA FORMAÇÃO

      No final do processo de formação da ABD, o candidato receberá um documento descritivo das atividades realizadas (cursos, seminários, atendimentos clínicos e supervisão) com a duração de cada uma delas. Esse documento formalizará a conclusão da formação do terapeuta daseinsanalista pela ABD.

      CORDENADORIA DE FORMAÇÃO
      Maria Beatriz Cytrynowicz

SUBIR