Trata-se um livro voltado para a pesquisa em fenomenologia, mais especificamente da fenomenologia hermenêutica apresentada por Martin Heidegger(1889-1976) na sua ontologia fundamental Ser e tempo (1927). A pesquisa contempla o âmbito das produções cinematográficas, artes e literatura.
Os sentidos que constituem o horizonte existencial da mentira, da inveja, da cobiça, da luxúria, da soberba, da vaidade entre tantos outros assim chamados pecados é o que conta para uma pesquisa fenomenológica. Revelar o seu sentido no âmbito da vida fática pode certamente nos situar a respeito dos distanciamentos que podemos exercer em relação a nós mesmos e em relação ao coexistir. Questões éticas, inflações nefastas, podem nos conduzir a relações disfuncionais com os outros e à solidão. Assim sendo, trata-se de explorar nessa modalidade de pesquisa os sentidos que movem seus personagens nas suas escolhas, ações, projetos, tramas, relações de poder, ou seja, de tudo aquilo que se mostra à compreensão do pesquisador atento às diferentes manifestações (aparência / parecer ser), cujos sinais possam indicar, anunciar sentidos que na maioria das vezes se encontram velados.
Marcos Colpo
DESCRIÇÃO
Título do Livro: Pesquisa Fenomenológica e Hermenêutica: Cinema, Arte e Literatura
Autor: Marcos Colpo
Encadernação: Brochura
Dimensão: 14 x 21 cm
Quantidade de Páginas: 190
Peso: 251gr
Edição: 1ª 2019
Gênero do livro: Filosofia
Idioma: Filosofia
Editora: Via Verita
Tipo de narração: Manual
ISBN: 9788564565951