Livros

Os Dois Nascimentos do homem:
  • Escritos sobre terapia e educação na era da técnica

    Escritos sobre terapia e educação na era da técnica, os autores apresentam um amplo diálogo com temas centrais da terapia e da educação no mundo contemporâneo. A partir de uma consideração sempre pontuada por um recurso aos mitos e às histórias que nos foram legadas pela tradição, temos a oportunidade de acompanhar no livro uma discussão cerrada sobre a condição humana, o existir, a liberdade, a ética, o lugar da terapia em um tempo tomado pelo ideal da eficácia

    Daseinsanalyse e Esquizofrenia:
  • Um estudo na Obra de Medard Boss

    Alguns horizontes se abrem nesta obra de Ida Elizabeth Cardinalli. Um deles é a possibilidade de aproximação com o pensamento de Medard Boss, médico psiquiatra suíço tão pouco comprendido entre nós, profundamente influenciado por Martin Heidegger, cujo pensamento sobre o ser e o existir humano tornou possível um novo caminho para acompreensão do homem sadio ou enfermo, livre das concepções racionalistas e subjetivistas. Um outro horizonte é a compreensão da doença por Boss.

    Conversa sobre terapia

    Este livro é fruto de uma larga experiência como terapeuta, é o resultado de meditações e estudos em profundidade. No entanto, o tom de intimidade alcançado pela autora nesta obra nos faz pensar em alguém que surge assim como quem não quer nada, vai chegando perto, puxando prosa, e de repente a gente percebe que a conversa vai ficando gostosa, estimulante. E quando nos damos conta, estamos envolvidos em reflexões filosóficas de grande profundidade, grande complexidade.

    O leitor vai também se envolver e se apaixonar por essa conversa, vai pensar e refletir

    Do desabrigo à confiança: Daseinsanalyse e terapia

    A referência de que o trabalho terapêutico se funda e se orienta na direção desta afinação da confiança nos fala de uma confiança que se abre para o mundo, para os outros e para si mesmo, confiança na doação de ser. A terapia daseinsanalítica começa, então, numa afinação em que predominam o sentimento de desabrigo e as expectativas ligadas ao sentimento de estar-lançado e vai em direção.

    • João Augusto Pompeia
    • (trecho de Aspectos Emocionais na Terapia Daseinsanalítica)

    Encontro com a Daseinsanalyse: a obra Ser e Tempo, de Heidegger, como fundamento da terapia daseinsanalítica

    Para a Daseinsanalyse voltada para um atendimento terapêutico, a grande questão humana é enfrentar o próprio ser e será desse enfrentamento que surgirão todos os, assim chamados, problemas psicológicos. Isso significa que, se quisermos compreender esta vertente ligada à clínica, teremos que entender Ser e tempo, pois é nele que se encontra a sustentação ou.

    Transtorno do estresse pós-traumático: Uma compreensão fenomenológico-existencial da violência urbana

    A violência é assustadora. Tememos a violência em todas as suas formas, seja a violência da Natureza, seja a violência dos Homens. Entretanto, com o desenvolvimento das Ciências e da Tecnologia conseguimos nos proteger melhor da violência da Natureza e nos tornamos mais vulneráveis à violência humana.

    Seminários De Zollikon:
    Protocolos - Diálogos - Cartas

    Reunidos neste livro estão os protocolos de mais de vinte seminários conduzidos por Martin Heidegger para estudantes e assistentes de psiquiatria, revistos e ampliados pelo autor; a transcrição de um conjunto de diálogos entre Heidegger e Medard Boss e trechos de mais de 250 cartas que Heidegger endereçou a Boss. Esse conjunto abrange temas centrais do pensamento geideggeriano, aqui tratados em sua relação com a psiquiatria, o que faz desta obra um material único.

    Criança e Infância:
  • Fundamentos Existenciais Clínica e Orientações

    Este cuidadoso trabalho de Bia já vinha sendo aguardado há tempos. Sua experiência com o atendimento de crianças, de pais e supervisão clínica irá contribuir em muito com o esclarecimento das possibilidades da Daseinsanalyse clínica em todos os âmbitos do existir humano. O trabalho terapêutico com crianças desenvolvido desde o início de sua carreira constitui a base sólida desta obra, trabalho clínico original e desbravador, feito no dia a dia de sua clínica, somado ao exercício do pensar, no sentido que Heidegger propõe, de constantemente rever os fundamentos filosóficos de seu agir.

    Histórias de uma Supervisão:
  • Exercícios de compreensão clínica daseinsanalítica

    Os autores reconstroem, neste livro, o ambiente que Miguel vem ao longo dos anos proporcionando a inúmeros terapeutas em suas supervisões. A partir do relato de sessões se desdobra a reflexão em grupo sobre o posicionamento do terapeuta diante do paciente, e de temas fundamentais e constantes no exercício clínico fenomenológico existencial.

    Pesquisa Fenomenológica e
    Hermenêutica:
  • Cinema, Arte e Literatura

    Trata-se um livro voltado para a pesquisa em fenomenologia, mais especificamente da fenomenologia hermenêutica apresentada por Martin Heidegger(1889-1976) na sua ontologia fundamental Ser e tempo (1927).

    A pesquisa contempla o âmbito das produções cinematográficas, artes e literatura.

    Seminários De Zollikon:
  • 1ª Edição (2021)

    Esta nova publicação reflete o vigor deste pensamento tão necessário no cuidado com o outro, no pensar o futuro e na tarefa que temos como mortais que habitamos um mundo cada vez mais em perigo de se perder na banalidade e no agir técnico impessoal.

    SUBIR